Calculadora PREVIDENCIÁRIA

Deus Glorificado na Dependência Humana


“A fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça e santificação, e redenção, para que, como está escrito: ‘Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (1 Coríntios 1:29-31).



Os Cristãos a quem o apóstolo direciona esta Epístola habitavam em uma parte do mundo onde a sabedoria humana era grandemente reputada. Como o apóstolo observa, no versículo 22 deste capítulo: “Os gregos buscam sabedoria”. Corinto não ficava distante de Atenas, que havia sido, por muitos séculos, o mais famoso centro de filosofia e erudição no mundo. E, por esse motivo, o Apóstolo lhes observa como Deus, pelo Evan-gelho, destruiu e reduziu a nada a sabedoria deles. Os gregos eruditos e seus grandes filósofos, com toda a sua sabedoria, não conheceram a Deus, nem foram capazes de descobrir a verdade nas coisas divinas. Mas, após se esforçarem ao máximo, em vão, aprouve a Deus, por fim, revelar-se pelo Evangelho, o qual reputavam como tolice. Ele “escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são”. E o Apóstolo os informa em nossa passagem por que Deus assim o faz: “A fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus”. Nessas palavras, pode ser observado:

1. O que Deus almeja na maneira como dispõe as coisas na matéria da Redenção, a saber, que o homem não deva se gloriar em ninguém, senão nEle (1 Coríntios 1:29,31): “A fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus, para que, como está escrito: ‘Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor’”.

2. Como este propósito é alcançado na obra da Redenção, a saber, por aquela absoluta e imediata dependência que os homens têm de Deus, nessa obra, em relação a todos os seus benefícios. Uma vez que:

Primeiro, todo o bem que possuem é em e através de Cristo; Ele se tornou para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção (1 Coríntios 1:30). Todo o bem da criatura caída e redimida está contido nestas quatro coisas, e não pode ser mais bem distribuído a não ser nelas. Cristo, porém, nos é cada uma delas, e não as possuímos de outra maneira senão nEle. Ele se tornou para nós sabedoria de Deus: nEle está todo bem e a verda-deira excelência do entendimento. A sabedoria era algo admirado pelos gregos; mas Cristo é a verdadeira luz do mundo. É somente através dEle que a verdadeira sabedoria é comunicada à mente. É em e por Cristo que temos a justiça: é por estar nEle que somos justificados, temos os pecados perdoados, e somos recebidos como justos no favor de Deus. É por Cristo que temos a santificação: temos nEle verdadeira excelência de coração, bem como de entendimento; e Ele é feito em nós justiça inerente bem como imputada. É por Cristo que temos a redenção, ou a verdadeira libertação de toda miséria, e a concessão de toda felicidade e glória. Assim, temos todo nosso bem por Cristo, que é Deus.

Em segundo lugar, outro exemplo em que nossa dependência de Deus para todo nosso bem se evidencia é nisto: foi Ele que nos deu Cristo, para que, através dele, tivéssemos estes benefícios: “se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça”, etc.

Em terceiro lugar, é por Ele que estamos em Cristo Jesus, e viemos a ter interesse nEle, e assim recebemos aquelas bênçãos que se tornaram para nós. É Deus quem nos dá a fé pela qual nos firmamos em Cristo.

Trecho do sermão "Deus Glorificado na Dependência Humana" que você pode baixar em formato E-book clicando na imagem:






Nenhum comentário:

Postar um comentário